Digitalia 2019

Salvador recebe, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, a terceira edição do DIGITALIA – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital. Trata-se de um evento público e gratuito, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (Edital de Música), com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia e Goethe Institut, e promovido pela Rede Digitalia (Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital), da Universidade Federal da Bahia / IHAC / Pós-Cultura. Nesta edição, teremos como tema “Da Tropicalia à Digitalia: a cultura no Brasil disruptivo”.

O desenho geral do Digitalia 2019 se deu a partir de uma chamada pública, onde foram aprovados 156 trabalhos, entre apresentações de artigos, mesas, performances e shows. Entre os destaques da programação estão

    •  Gilberto Gil, que fará a desconferência na Concha Acústica do TCA, com Russo PassaPusso e outr@s convidad@s
  •  a webconference de Peter Suber (Open Access/Berkman Klein Center for Internet and Society) e de Silvana Bahia (PretaLab), pesquisadores como André Lemos e Sergio Amadeu,
  •  os shows do rapper Edgar e do grupo baiano Afrocidade, Lurdez da Luz e Luê,
  •  baianos independentes consagrados, como Ronei Jorge, Nancyta e Rebeca Matta,
  •  baianos emergentes, como Giovani Cidreira e Duo Ba Vi,
  •  o lançamento da biografia do Planet Hemp (de Pedro de Luna) e a apresentação do case “Sua Música”, plataforma de música que desbancou o Spotify no nordeste.

Da Tropicalia à Digitalia

Com o tema “Da Tropicalia à Digitalia: a cultura no Brasil disruptivo”, o Digitalia 2019 pretende colocar em perspectiva a dinâmica da cultura no Brasil recente, tendo como corte/ponto de partida as inflexões introduzidas pela Tropicalia. Não se trata de uma substituição de um movimento por outro, mas de uma reflexão, simultaneamente, em retrospecto e em aceleração das culturas no Brasil. Assim, o Digitalia se configura enquanto um ecossistema para incluir tudo o que cabe e o que não cabe: da música (essa “desmatéria” viva) à política de um país em transe.

Locais de Realização / Resumo da Programação

Goethe Institut: Abertura (30 de Janeiro de 2019, às 19h), apresentações de trabalhos e performances (30.01 a 01.02, dia inteiro)

Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho: shows (31.01 e 01.02, a partir das 18h)

Mercadao.CC:shows (2 de fevereiro, a partir das 14h)

Concha Acústica do TCA: Desconferência e shows de encerramento (3 de fevereiro, às 16h)

Programação detalhada em www.digitalia.com.br

Acesso e Inscrições

O acesso é gratuito a todas as atividades do Digitalia e as inscrições podem ser realizadas em www.digitalia.com.br.

 

Festa de Encerramento do Digitalia 2019 na Concha Acústica

A festa de encerramento do Digitalia 2019 será realizada na Concha Acústica do TCA, em 3 de fevereiro, às 16 horas. A Orquestra Sonora Amaralina, o rapper Edgar e o grupo Afrocidade são as atrações da festa, que também contará com uma “desconferência” com Gilberto Gil, Russo Passapusso e convidad@s. Aliás, Russo também vai fazer uma participação especial no show de Edgar, uma parceria que promete. Para esta festa, o ingresso deverá ser trocado por um livro de literatura infanto-juvenil (o quantitavo recolhido será doado a bibliotecas comunitárias de Salvador), de 30.01 a 01.02, das 10 às 19h, nas bilheterias da Concha.  

Rede Digitalia

O DIGITALIA – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital é uma atividade permanente — pública e gratuita — que reúne diversas iniciativas que articulam o campo da música e da cultura às tecnologias, notadamente aquelas conformadas pela Cultura Digital, oferecendo o seguinte arco de atividades: a) promoção de espetáculos musicais e multimídia; b) conferências, oficinas e cursos; c) apresentação de trabalhos acadêmicos ou livres; d) desenvolvimento de plataformas para a música digital; e) encontros de redes.

O Digitalia se constitui num atividade estruturante para a área de Música e Cultura Digital, integrando artistas, pesquisadores, produtores e o público em geral. O acesso é gratuito a todas as atividades, por meio de conferências — reunindo convidados nacionais e internacionais, sessões e mesas temáticas —, com apresentação de trabalhos científicos, além de dezenas de performances musicais, instalações, apresentações de DJs e VJs e workshops. 

EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

O Digitalia está articulado sobre três eixos:

1. Eixo de pesquisa (conferências e apresentação de trabalhos)

2. Eixo de Formação (cursos, oficinas e capacitação)

3. Eixo de Integração (espetáculos, encontros, formação de redes e observatório)

O evento faz parte do elenco de iniciativas da Rede Digitalia (Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital), da Universidade Federal da Bahia / IHAC / Pós-Cultura. 

image.png

Realização

Rede Digitalia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROF. MILTON SANTOS

Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

www.digitalia.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

[Régua de organização e apoiadores] [Régua de organização e apoiadores] [Régua de organização e apoiadores] [Régua de organização e apoiadores]
Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?